Notícias MP.

Seja bem-vindo ao Blog da MP

8 Tendências da construção civil em 2023

Notícias • 11/01/2023 • .



8 Tendências da construção civil em 2023


Para 2023 as principais tendências para a construção civil são tecnologias que facilitam o trabalho e dão qualidade de vida para os colaboradores das obras. E também relacionadas ao meio ambiente. Este tema que estará em alta nas construtoras, com novas ações para a marca se tornar cada vez mais sustentável.

 

Segundo uma pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram registradas mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022.A previsão para 2023 é de um crescimento de 4,5%, caso a economia permaneça estável.

 

MP CONSTRUTORA

 

De acordo com a Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental, Natália Xavier, em 2023 terão mais ações sustentáveis nas obras e no entorno. “A MP busca realizar diversas ações de melhorias no entorno dos empreendimentos para trazer benefícios extras e alinhar-se à sua missão e seus valores. Desta forma, é feita uma avaliação da região, bem como um levantamento das necessidades para que a organização possa atuar de maneira responsável, trazendo novidades e benefícios à população local. Além da implantação de novos projetos nas obras para reuso de água, coleta seletiva de lixo e outros”, disse a coordenadora.

 

OBRAS

 

São utilizados dispositivos nos apartamentos visando a economia de água e luz nos empreendimentos, segundo a Gerente Geral de Obras, Sara Caldeira.”Utilizamos vasos sanitários e torneiras que possuem reguladores de pressão e permitem que o consumo de água seja consideravelmente inferior, podemos citar também a reutilização das sacarias de argamassa e a utilização de iluminação em LED durante a fase de execução do empreendimento”, disse a gerente.

 

 

Veja as 8 tendências de inovação para a construção civil em 2023:

 

1)Cidades Inteligentes: são cidades com construções sustentáveis e tecnológicas para otimizar recursos naturais e energia. Com um ponto importante para a conectividade com a tecnologia 5G, com oferta de hotspots de internet gratuita, controle de câmeras de segurança, transmissão de dados e toda a estrutura tecnológica da cidade, mais rápida. 

 

2)Inteligência Artificial: também já está no mercado há muitos anos e evolui a cada dia. Usado para prever eventos, auxiliar na gestão de crédito imobiliário para o mercado através do cruzamento de dados, que podem ser usados para estratégias de relacionamento, atendimento ou vendas. E, já há previsão de uso de robôs operários autônomos, com objetivo de aumentar a precisão e produtividade.

 

3)Drones: ganham cada vez mais espaço nas obras. Usado para filmagens, há também novas tecnologias que permitem avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgaste na construção, visualização do mapeamento 3D das construções e até auxiliar na gestão de um canteiro de obras. Além de diminuir riscos. 

 

4)Internet das Coisas (IoT): uma inovação que mais transforma o setor. Conecta o mundo digital ao físico, o que ajuda na transmissão de informações ao vivo ao longo de uma obra, sendo essencial para um melhor entendimento dos relatórios gerados. 

     Já na entrega de uma obra, se torna útil para os moradores na automação residencial, através de sensores que podem ser usados para ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, ajudar na economia de energia, controle a distância e atualização geral de status de funcionamento. 

 

5)Tijolos ecológicos: relacionado a sustentabilidade da obra e tema importante e diferencial para as construtoras. 

 

6)Realidade aumentada: uma das tecnologias mais interessantes e revolucionárias no mercado imobiliário e da construção civil. Promove a interação entre o real e o virtual.

 

7)Sustentabilidade: buscar o desenvolvimento sustentável é papel de toda construtora em 2023. Todo projeto que vise a diminuição de danos ao meio ambiente e que incentive a melhoria de processos ao longo do uso rotineiro de um empreendimento, será bem-visto e terá consigo diferenciais no mercado. 

 

8)Construções Verdes: Mais do que construir uma edificação e garantir que ela seja funcional, a preocupação será com o respeito pelas políticas de consumo consciente de água e energia, garantia de conforto e saúde aos ocupantes e redução do impacto ambiental antes, durante e depois da obra.

 

Essas são as tendências para o mercado da construção civil em 2023. A MP Construtora está ligada em todas elas. E você, o que já conhecia e foi novidade pra você? Fique por dentro de mais tendências em nosso site e redes sociais.

Notícias relacionadas